Sinais de que você precisa fazer uma Cirurgia Ortognática
- Dra. Andressa Otranto

- 29 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Sensibilidade, dor e dificuldade para engolir são alertas O abrir e fechar a boca para falar ou comer pode ser o movimento mais natural que existe para muita gente. Mas para outras, o uso do maxilar pode incomodar e muito. Dor, sensibilidade, fala comprometida e dificuldade para engolir são alguns dos sintomas que indicam que o seu maxilar precisa de atenção. Talvez até mais que isso, você pode estar com problemas na maxila, mandíbula ou no osso da região do queixo, chamado de mento. Todas estas alterações precisam de uma atenção especial porque não comprometem somente a estética fácil, mas também a sua autoestima. Mas este são problemas que podem ser corrigidos com a Cirurgia Ortognática. O procedimento cirúrgico é uma intervenção para corrigir diversos distúrbios causados por alterações no processo de crescimento do maxilar. Já viu alguém com o queixo pra dentro ou pra fora, por exemplo? Isso pode estar relacionado a este processo. O que vale ressaltar é que essa anomalia interfere em diversas questões e pode causar:

– Distúrbios da mordida
– Alteração na respiração e, consequentemente no sono
– Deformidade na aparência facial
A intervenção, feita por Cirurgiões Dentistas especialistas em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, é dentro da boca – raramente é preciso que corte o lado externo do rosto. Para fazer a cirurgia o paciente precisa de uma anestesia geral e estar em hospital capacitado para isso. Em suma, na Cirurgia Ortognática, o profissional reposiciona o maxilar superior ou inferior ou queixo. Em casos mais graves, a cirurgia reposiciona tanto maxilar, quanto o queixo.
Mas em que casos a cirurgia ortognática é indicada?
Sorriso gengival
Mordida aberta
Mandíbula ou maxila grandes (prognatismo)
Mandíbula ou maxila muito pequenos (retrognatismo)
Especialistas, no entanto, dizem que cada pedaço do nosso corpo emite um alerta quando não está funcionando bem e muita gente, ao se observar, já sabe que tem algo errado nesta ou naquela parte do corpo. E o mesmo acontece com a boca. Por isso, aos primeiros sinais procure o seu dentista para que o problema não seja agravado. Antes da cirurgia é feito um tratamento e alimento prévio dos dentes. O procedimento da cirurgia demora de 1 a 3 horas, dependendo da gravidade da situação e a pessoa pode ter que ficar internada por até dois dias. A recuperação também varia de caso pra caso e pode levar de 6 a 12 meses. Nos primeiros três meses a pessoa só pode ingerir alimentos pastosos, mas tudo isso é acompanhado e orientado pelo profissional. Se você sente alguns dos sintomas acima citados, marque uma consulta para que nossos profissionais tirem todas as suas dúvidas e te orientem sobre os melhores tratamentos pra você.
.png)



Comentários