Consequências da maloclusão e como resolver o problema
- Dra. Andressa Otranto

- 6 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Chamamos de maloclusão o desalinhamento dos dentes e da base óssea, quando estão posicionados inadequadamente. Para além do incômodo estético, a moloclusão desencadeia problemas como dores de cabeça, no pescoço e ombros, fraturas nos dentes, bruxismo, problemas periodontais (nos ossos da gengiva), dentre outros.
Por isso, sempre que for viável, é importante que a maloclusão seja tratada ainda durante a a infância. O tratamento pode ser preventivo, interceptativo ou corretivo. Vamos entender?
- Preventivo: pode ser realizado em crianças, quando os dentes de leite já nascem com problemas de posicionamento, caem fora do período por traumas ou precisam ser extraídos; e em adultos, também por perda dental. A prevenção impede que os dentes se movimentem incorretamente.
- Interceptativo: trabalho realizado ainda durante a dentição mista, com presença de dentes de leite e permanentes. Pode ser feito com aparelhos móveis, aparelhos fixos parciais e ortopédicos.
- Corretivo: intervenção feita já na dentição permanente por meio dos modernos alinhadores invisíveis, aparelhos fixos metálicos, estéticos, removíveis, dentre outras opções disponíveis no mercado.
Para ter ciência das consequências da moloclusão no seu caso e dos tratamentos possíveis, marque uma consulta e faça a sua avaliação.
.png)



Comentários