Meus dentes estão manchados – o que pode ser?
- Dra. Andressa Otranto

- 29 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Se dedicar à saúde bucal, cuidar da aparência do sorriso é muito importante não só por razões estéticas, mas para prevenir problemas maiores. O surgimento de manchas nos dentes pode incomodar bastante, principalmente quando a pessoa não sabe se existe alguma forma de tratá-la para adquirir de volta aquele aspecto mais uniforme do sorriso.
As manchas possuem diferentes causas e podem estar relacionadas desde à sua alimentação até a uma alteração na formação do esmalte do dente. Por isso, para descobrir qual é a melhor forma de tratamento, é preciso entender o tipo de mancha e a causa.

Existem manchas extrínsecas e manchas intrínsecas. As manchas intrínsecas são manchas no interior do dente que podem ser causadas por:
Envelhecimento
Excesso de flúor
Traumas
Alterações na composição do dente
Uso de antibiótico tetraciclina
Esse tipo de mancha intrínseca pode apresentar características diferentes, a fluorose dentária por exemplo, pode levar a manchas brancas no esmalte do dente. Manchas causadas pelo uso de antibiótico já tem uma aparência diferente, tendem a escurecer o dente.
Já as manchas extrínsecas, são aquelas causadas por fatores externos como:
Bebidas escuras
Alimentos com corantes
Tabagismo
Acúmulo de placa bacteriana
As manchas extrínsecas são as que vêm à cabeça quando pensamos em manchas nos dentes. À medida que consumimos alimentos ou bebidas que tendem a manchar os dentes como vinho, café, açaí, beterraba. Quando não bem higienizados os resíduos desses alimentos vão se acumulando no esmalte do dente, alterando assim a sua coloração.
O tratamento para manchas nos dentes varia de acordo com o tipo de mancha e o fator causador dela, portanto somente um dentista será capaz de avaliar a sua saúde bucal e identificar o que pode estar gerando as manchas que te incomodam. Nas manchas intrínsecas, por exemplo, não é possível tratar somente com uma limpeza no consultório, pode ser preciso fazer um clareamento dental ou se o caso for muito grave um revestimento com facetas. Já as manchas extrínsecas, dependendo do caso, podem ser mais fáceis de tratar. Com uma limpeza no consultório, como eu disse antes, um clareamento no consultório ou caseiro indicado pelo seu dentista podem ajudar a melhorar a aparência do seu sorriso.
A higiene bucal diária ainda é a melhor forma de prevenir contra manchas nos dentes. Escovação e utilização diária do fio dental são passos essenciais para garantir um sorriso mais saudável. E claro, limpeza periódica e clareamento se for o indicado! Marque já a sua consulta!
.png)



Comentários